Com o envolvimento de todos os professores e funcionários, o Colégio Emílio Ribas promove a educação socioemocional. O programa, com conteúdo e metodologia inseridos nas aulas e em toda rotina escolar objetiva o desenvolvimento de diversas habilidades necessárias aos desafios pessoais e acadêmicos dos nossos alunos: disciplina, organização, trabalho em equipe, respeito às diferenças, motivação, resolução de conflitos e responsabilidade ao tomar decisões.
Com o objetivo de aproximar linguagem de programação de aprendizados na área de robótica, eletrônica e conceitos trabalhados nas diversas disciplinas do cotidiano escolar oferecemos aos alunos do 2º ao 7º ano as aulas de maker aliando teorias com a mão na massa e descobrindo novas formas de enxergar um problema ou desafio.
A cultura maker agrega habilidades no desenvolvimento estimulando a criatividade, a motricidade o cooperativismo, entre outros vários aspectos.
As práticas de atenção plena (mindfulness) no ambiente educacional tem se tornado cada vez mais frequente em todo o mundo. No Vale do Paraíba, o Colégio Anglo foi o primeiro a iniciar a implementação deste conceito.
O Mindfulness auxilia a aprimorar a atenção em classe, aumenta a percepção das sensações corporais, a capacidade das respostas corporais desencadeadas pelas emoções e a sensação de bem-estar, melhora o foco nas aulas e provas e reduz o estresse e ansiedade.
Como resultado, ocorre também aperfeiçoamento da memória operacional, o que leva à melhora do desempenho escolar.
No Ensino Fundamental I, priorizamos o domínio da leitura, da escrita e do raciocínio. O currículo escolar é enriquecido com atividades complementares e projetos culturais.
Nossos alunos são avaliados de forma contínua através de atividades e provas semanais. Com isso, a aprendizagem e as dificuldades podem ser acompanhadas constantemente pelo professor, o que torna o nosso ensino mais eficaz.